16, 17, 18 e 19 de maio em São Paulo

O coletivo de Entidades Estudantis das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo da Região Metropolitana de São Paulo (Entre:FAUs), o Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB)/SP e o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos (CGGDH), consideram inadiável a atuação frente a conquista do direito à moradia digna e à cidade. Estas entidades destacam, principalmente, o papel das Escolas de Arquitetura e Urbanismo na produção do conhecimento teórico e na capacitação técnica dos estudantes, para garantir a atuação profissional no exercício da Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS).

A atuação dos Arquitetos e Urbanistas organizados em ATHIS, busca consolidar a função social deste profissional e seu papel como agente transformador frente ao ambiente a ser construído ou na melhoria do ambiente consolidado das cidades. Por outro lado, os estudantes de Arquitetura e Urbanismo nas diferentes instituições de ensino superior, a partir do conhecimento e da vivência acadêmico e social, estão organizados em coletivos de Extensão Universitária que abordam e incluem em suas atividades processos participativos – trabalham junto a comunidades carentes. Percebe-se, portanto, que existe uma grande oportunidade de diálogo entre as entidades de ATHIS e Grupos de Extensão Universitária, uma vez que atuam de formas similares, guardadas as especificidades em cada atividade, deste modo propiciando estabelecer relações de troca.

A multiplicidade de aspectos inseridos nestas práticas, dialoga diretamente com o cerne da atuação do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos (CGGDH), pois é uma organização ecumênica, não governamental (ONG), sem fins lucrativos ou econômicos, que desde 1988 atua junto comunidades de baixa renda que tenham seus direitos violados, conferindo a esta população o papel de protagonista social.

Assim, as entidades Entre:FAUS, IAB/SP e CGGDH idealizaram o evento denominado “Fórum Regional de Assessoria Técnica em Habitação Social e Extensão Universitária: Atuação Integrada no Espaço Urbano”, cujo projeto foi contemplado na seleção do edital de chamamento público n° 002/2018, processo administrativo n° 021/2018, aberto pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo – regional São Paulo (CAU/SP). O evento acontecerá nos dias 16, 17, 18 e 19 de maio de 2019, cuja a programação está dividida da seguinte forma:

– 16 e 17 de maio, na Universidade Presbiteriana Mackenzie: Abertura, Mesas temáticas, Relatos de experiências e projeção de filmes com debates;

– 18 de maio visitas e oficinas em 5 áreas em diferentes cidades da Região Metropolitana de São Paulo;

– 19 de maio, na sede do IAB/SP: Encerramento com debate a partir das conclusões das mesas temáticas e relatos de experiências com a formulação de diretrizes para próximos passos da construção e atuação da rede colaborativa de ATHIS e Extensão Universitária.

 

A PROGRAMAÇÃO DETALHADA SERÁ ATUALIZADA EM BREVE

AS INSCRIÇÕES SERÃO ABERTAS NO DIA 22 DE ABRIL! FIQUE DE OLHO

 

Siga nossas redes sociais

facebook | instagram

 

REALIZAÇÃO
PARCERIA DE FOMENTO
APOIO