Núcleo de projeto e pesquisa em Cidade, Gênero e Infância, Laboratório de Projeto Participativo Jd Lapenna/Várzea do Tietê

Meu envolvimento a partir de 2017 por trabalho parte do curso em liderança executiva de primeira infância da NCPI. O Plano de Bairro Participativo foi relaizado pela Fundação Tide Setubal e CEPESP FGV, e pude acompanhar e assessorar o processo e construir a ideia de um laboratório de projeto participativo, em desenvolvimento.
Histórico do local do projeto:
O bairro tem hoje mais de 12.000 famílias. O jd lapenna surgiu como uma vila de trabalhadores da Nitroquímica na década de 50/60. Na várzea havia lagoa, e uma grande área de posse do Narinho, referência loca. A partir do final dos anos 90 iniciou o processo de ocupação e em seguida a partir de 2010, a cprm construiu muro de fechamento da linha de trem, a sabesp criou uma estação de tratamento e construiu iutro muro na parte baixa e depois veio o viaduto de alça de acesso a rodovia Trabalhadores. O bairro ficou cercado. A fundação Tide atua desde 2008 localmente, com o galpão de cidadania e cultura.
Principais resultados:
Apoio ao colegiado nas tratativas com poder público, assessoria na contratação de consultoria de drenagem, apoio no desenho de plano de intervenção viária da rua principal, capacitação. O trabalho permitiu a quantificação de recursos solicitados em audiência pública e que resultou na inclusão de recursos no orçamento do município.
Dificuldades enfrentadas:
Complexidade de processos do poder público, constantes enchentes e dificuldade de mobilização permanente comunitária, o trabalho de arquitetura e urbanismo não é reconhecido pelas organizações da sociedade civil e iniciativa provada que poderia apoiar financeiramente como algo relevante.
Autor(es) do projeto: 
Núcleo de Pesquisa e Projeto em Cidade, Gênero e Infância/FAU MACK, Instituto Brasiliana, Colegiado de Bairro Jd Lapenna, Fundação Tide Setúbal, Prefeitura Regional de São Miguel Paulista, CEPESP FGV
Data de início do projeto: 
2017
Data de término do projeto: 
2030
Família beneficiadas:
4
Financiamento privado:
Sim. Por meio da Fundação Bernard Van Lerr e Fundação Tide Setúbal.
Renda familiar:
1 salário mínimo
Organização coletiva das famílias:
Sim. Por meio da Associação de Moradores e Colegiado do Plano de Bairro
Reconheçem lideranças locais:
Sim. Andrelissa, Vânia, Rosemarinha, Dna Glória, Kaki, Elke, Anselmo, Francisco, Malu, Thalita, Marcelo
Fazem assembléia:
Sim. Realizam reuniões semanais, assembléias e conquistaram a realização de uma audiência pública da câmara de vereadores no território.

GRUPO EDITORIAL: