REHABITAR – Projetos realizados junto a Vila Santo Antonio do Canindé

As atividades desenvolvidas foram feitas através de visitas técnicas e do diagnóstico das condições construtivas e levantamento dimensional em cada unidade de moradia, para estudo de projeto e proposta de reforma e readequação espacial e construtiva das mesmas, com apresentação de desenhos esquemáticos, procedimentos de execução e levantamento de custos para os serviços necessários. Foram apresentados projeto para três moradias. Atualmente, estamos em projeto para reconstrução de uma quarta moradia, que está em estado precário. Em paralelo, foi realizado um diálogo com a comunidade para reconhecimento das necessidades coletivas e busca de soluções que possam atender a todo o conjunto de moradores da Vila, como na recuperação das áreas comuns, a pavimentação das vielas e urbanização da praça, a poda de árvores, a adequação da rede de esgoto e de drenagem de águas pluviais, etc. Nesse sentido, foi encaminhada a viabilização de projeto e execução de obra para Rede de Esgoto, em parceria com a Sabesp. Mas, para tanto, se fez necessário a elaboração de projeto de Drenagem de Águas Pluviais e Pavimentação de Vielas, o que foi feito pela equipe com a colaboração de um professor e seu escritório técnico. Estes projetos foram apresentados à Subprefeitura da Moóca da PMSP que, juntamente com a Sabesp, assumiram a responsabilidade na execução das obras necessárias. Estamos no aguardo de viabilização dessa obra. Por fim, está sendo feito um acompanhamento junto ao Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, entidade responsável pelo assessoramento jurídico para regularização fundiária da área onde se localiza a comunidade. 
Histórico do local do projeto:
A Vila Santo Antonio do Canindé fica no mesmo bairro e vizinha ao Campus São Paulo do IFSP. É uma comunidade organizada em associação, que ocupa há mais de 50 anos essa área, sem nenhuma benfeitoria ou regularização. No início do ano de 2018, a esquipe da ÁTICO – Rehabitar identificou uma demanda importante de atendimento para melhoria das condições de moradia, a partir do contato de um representante do Território Pari/Canindé e morador da comunidade, de necessidades de atuação para melhoria das condições de habitabilidade, tanto para cada uma das unidades de moradia, quanto para toda a área ocupada.
Principais resultados:
A elaboração de projetos de reforma para três moradias e de reconstrução para uma moradia em estado precário. A elaboração de projeto de Captação e Drenagem de Águas Pluviais, e de Pavimentação de Vielas, para ser executado pela PMSP, juntamente com a obra de Rede de Esgoto, pela SABESP.
Dificuldades enfrentadas:
O envolvimento de toda a comunidade, partindo ainda da liderança da associação local. Também, o comprometimento da Prefeitura de São Paulo, através da Prefeitura Regional da Moóca.
Entidade responsável: 
IFSP – ÁTICO – Equipe Rehabitar. 
Data de início do projeto: 
2018
Data de término do projeto: 
2019
Agentes envolvidos no projeto: 
Grupo de Extensão.
Família beneficiadas:
120.
Recurso de programa público:
Programa de Bolsa Discente – Modalidade Extensão para alunos do Campus São Paulo do IFSP.
Financiamento privado:
Não.
Renda familiar:
0 a 4 salários mínimos. 
Organização coletiva das famílias:
Associação dos Moradores da Vila Santo Antonio do Canindé.
Reconheçem lideranças locais:
Sim, Kekão (liderança informal) e Valdemir (Presidente da Associação.
Fazem assembléia:
Sim, a associação que organiza, mensalmente.

GRUPO EDITORIAL: