Escola de Transformação no Desenvolvimento Integrado e Sustentável em Territórios de MCMV
A Escola de Transformação tem como finalidade central incentivar moradoras e moradores a tornarem-se cidadãs e cidadãos ativos na aceleração e transformação do território, tornando-os responsáveis pela melhoria das condições urbanas, ambientais, econômicas, sociais, políticas e institucionais. Nosso método para unir pessoas é através da ação e do reconhecimento e valorização do que elas querem, gostam e fazem bem! A sala de aula é na vida real e no lugar em que se vive. Atuamos a partir de 3 eixos: (1) mobilização – apresentamos convites a partir das vontades das pessoas e instituições, que passam a atuar juntas com sua melhor versão; (2) formação – desenvolvemos cursos com conteúdos teóricos que estimulam a troca de conhecimento entre os participantes, provocando o desenvolvimento de suas capacidades e; (3) realização – desenvolvemos atividades em que as ações materializam os aprendizados e os sonhos coletivos.
Histórico do local do projeto:
O PMCMV entregou mais de 8 mil novas moradias em Campinas. Destas, 6888 se concentram em três empreendimentos: Residencial Jardim Bassoli (2380 UH), Residencial Sírius (2620 UH) e Residencial Vila Abaeté (1888). A população residente é oriunda de diversas regiões do municípios, não apenas daquelas nas quais os empreendimentos foram construídos. Também se observa grande heterogeneidade entre as famílias que foram habitar nesses residenciais. Diante desse quadro, deparou-se com o desafio de atuar nesse contexto de territórios de chegada, ou seja, territórios em que as relaçõs de solidariedade social e de integração com o espaço urbano ainda não estavam constituídas.
Principais resultados:
10 projetos comunitários empreendidos por grupos de moradores, como Cooperativa de Reciclagem, Associação de Moradores, projetos de música, esporte, artesanato e atividades lúdicas recreativas. 6 espaços públicos revitalizados a partir dos sonhos e ação coletiva dos moradores. Realização de oficinas de audiovisual, comunicação não-violenta, comunicação comunitária, contação de histórias e mapeamento afetivo. Realização de 5 visitas de inspiração nas quais os moradores conheceram associação e projetos comunitárias como a Associação Comunitária Monte Azul (SP), UNAS Heliópolis (SP), Horta Comunitária Bons Frutos (Santos) e Instituto Favela da Paz (SP).
Dificuldades enfrentadas:
Dificuldade de acesso aos moradores devido ao contexto de condomínios verticalizados, muitas vezes para entrada nas áreas condominiais era necessária a autorização prévia do/a síndico/a. Falta de vínculo dos moradores entre si e com o território, o fato de serem deslocados de regiões distantes e distintas da cidade demandou mais tempo e esforço para despertar interesses e vontades de se encontrar e construir planos coletivos.
Entidade responsável:
Nome da(s) entidade(s) responsável(is)
Autor(es) do projeto:
Instituto Elos e Demacamp
Data de início do projeto:
junho/2016
Data de término do projeto:
outubro/2018
Agentes envolvidos no projeto:
FSA – Fundo Socio Ambiental Caixa / Prefeitura Municpal de Campinas /MPF
Forma de contratação:
Edital do FSA – Acordo Financeiro
Contratante:
FSA – Fundo Socio Ambiental Caixa
Família beneficiadas:
Cerca de 1.150 famílias.
Recurso de programa público:
Não
Financiamento privado:
Sim
Renda familiar:
1 salário mínimo
Organização coletiva das famílias:
Sim
Reconheçem lideranças locais:
Sim
Fazem assembléia:
Não
FASES E AÇÕES | ||||||
FASE | PROCESSO | SIM | NÃO | PARCIAL | SEM DADOS | NÃO SE APLICA |
MOBILIZAR | A maioria das famílias se mobilizou? | X | ||||
Houve apoio de movimento de moradia para a mobilização ou associação? | X | |||||
Houve apoio da assessoria técnica para a mobilização? | X | |||||
VIABILIZAR | As famílias participaram do processo dos estudos iniciais do projeto? | X | ||||
E nas reuniões com o poder público? | X | |||||
PROJETAR | O projeto final foi realizado de forma participativa com as famílias? | X | ||||
A linguagem do projeto era de fácil compressão? | X | |||||
CONSTRUIR | As famílias participaram do período de construção? | X | ||||
Foi autogestão? | X | |||||
HABITAR | Com a conquista da moradia ou outra obra a qualidade de vida melhorou? | X |