Convênio SMDU/USJT monitoramento do plano regional do Itaim Paulista

Desenvolvimento de curso de capacitação em gestão urbana para gestores municipais; monitoramento do plano regional do Itaim Paulista, elaboração de estratégias de educação ambiental com foco nas escolas do ensino médio e fundamental. O monitoramento do plano regional realizou uma comparação entre os planos regionais para o Itaim Paulista de 2004 e 2016 e uma localização e avaliação das ações descritas nos planos de meta da gestão de Fernando Hadad (2013)  e João Doria (2017), com o objetivo de verificar a aderência entre os planos regionais e os planos de gestão. O estudo da estratégia de educação ambiental desenvolveu material didático interativo relativo à Agenda 2030 para aplicação na escolas do Itaim Paulista. O curso tecnólogico de capacitação em gestão urbana com duraçã de dois anos e 3200 horas, reunindo as áreas de arquitetura e urbanimso, direito urbanístico, tecnologia da informação (georreferenciamento), e administração.
Histórico do local do projeto:
O Itaim Paulista localiza-se no extremo leste da cidade de São Paulo onde residem cerca de 4,5 milhões de habitantes em uma área de 364 km2, portanto região densamente povoada (12,3 mil hab/km2) em relação à média da capital paulista (8 mil hab/km2). Pela sua localização lindeira à várzea do Rio Tietê, em área de preservação ecológica, o adensamento do bairro tem colocado enormes desafios à gestão municipal. Em uma área de 21,7 km2 cortada por uma rede hídrica composta por 6 córregos concentram-se 300 mil habitantes o que significa que este é um dos bairros mais densos e povoados da cidade com 17.195 Hab./km². Apresenta um dos índices mais baixos de cobertura vegetal por habitante, aumentando os efeitos da poluição do ar, formando ilhas de calor na região leste da cidade (CAVALLARI e KOURY, 2016). 
Principais resultados:
Mobilização institucional para a linha de pesquisa em Gestão Ubana do mestrado da USJT; Avaliação crítica do sistema de planejamento local, Desenvolvimento de estratégias inovadoras em educação ambiental (em fase de aprovação na plataforma Brasil para o teste nas escolas do bairro). Os principais resultados foram acadêmicos. A parceria com o projeto Klimapolis, projeto interdisciplinar voltado à pesquisa transformativa na área de mudanças climáticas. Envolve o Instuto de Astrofísica e Geociência da Universidade de São Paulo e o Max Planck Institute for Meteorolgy de Hamburgo.
Dificuldades enfrentadas:
Engajamento dos parceiros institucionais no projeto. Implantação, difusão e retorno dos trabalhos realizados e em andamento. O poder público não se mostrou interessado em receber um retorno do trabalho realizado e de suas conclusões. A universidade não implantou implantou o curso de capacitação montado.
Entidade responsável: 
Grupo de pesquisa em planejamento urbano e direito à cidade da Universidade São Judas, Lab Itaim Paulista.
Data de início do projeto: 
mar-17
Data de término do projeto: 
dez-18
Agentes envolvidos no projeto: 
Grupo de Extensão. Resistência/defesa de direitos.
Recurso de programa público:
Não.
Financiamento privado:
Sim

GRUPO EDITORIAL: