Centro de Referência em Gestão de Resíduos

Processo pedagógico e participativo de projeto, valendo-se das premissas da Permacultura, para a criação de um equipamento institucional – a nova sede do Departamento de Resíduos Sólidos de Santo André (O Centro de Referência em Gestão de Resíduos) – para auxiliar na gestão do aterro sanitário de Santo André/ SP e na manutenção do Parque Guaraciaba, situado entre em uma área degradada entre os dois, com o intuito de ampliar o debate e a apropriação dos problemas existentes em escala multidimensional na cidade de Santo André, através de atividades sociais, educativas, culturais, de lazer e de geração de renda, que podem ser incorporadas às políticas públicas na cidade – de saneamento ambiental integrado, de educação, de educação ambiental, de cultura, de lazer, de segurança alimentar e de saúde.
Histórico do local do projeto:
O local do projeto está no limite norte do Parque do Guaraciaba, um parque urbano com  meio milhão de m² , com muitos fragmentos florestais, próximo ao limite com a Central de Tratamento de Resíduos de Santo André (CTR).A área do projeto foi transformada a partir de usos distintos. De um lado, a extração: exploração mineral ao sul (areia) que funcionou entre o final dos anos 1950 ao início dos anos 1980, e que daria origem ao lago que está no centro do Parque do Guaraciaba. De outro lado, ao norte, a destinação e a disposição final de resíduos sólidos: a área da CTR que foi formada, inicialmente, com a construção da Usina de Compostagem que funcionou entre 1982 a 1997 e; em 1986, iniciava a operação do aterro sanitário até a data atual. Ressalta-se que, entre o fim dos anos 1950 até o início dos anos 1980, em um local ao norte da CTR, existiu um lixão da Rua Espírito Santo que seria ocupado por parte de uma favela, na metade dos anos 1990. Parte desse assentamento que estava sobre o antigo lixão, acabaria removido a partir de 2012.
Principais resultados:
Processo pedagógico e participativo de projeto; Processo pedagógico e participativo de projeto; Centro de Referência em Gestão de Resíduos situado entre o Parque do Guaraciaba e CTRAmpliar o debate sobre os problemas existentes na cidade,  e novos limites territoriais;Atividades sociais, educativas, culturais, de lazer, e geração de renda;Sobreposição as demais politicas públicas: educação; cultura ;lazer; segurança alimentar; saneamento Integrado;Os espaços e instituições públicas como marcos referenciais;“Conceitos emergentes” ambientais como método, pesquisa e aplicação – Permacultura, Bioconstrução, Sistemas Agroflorestais, PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), Infraestrutura verde (modernização ecológica, amenidades ambientais, etc.).
Dificuldades enfrentadas:
Serviços públicos encarados como mercadoria; Cultura do descarte dos resíduos de forma indiscriminada; Conciliação de agenda entre todos os participantes; Concomitância  de atividades com semestre letivo e com trabalho (alunos) Integração de alunos com saberes e semestres diferentes
Entidade responsável: 
Universidade Municipal de São Caetano
Autor(es) do projeto: 
LUIS FELIPE XAVIER; ROBSON DA SILVA MORENO
Data de início do projeto: 
10/15/2016
Data de término do projeto: 
3/4/2017
Agentes envolvidos no projeto: 
UNIVERSIDADE PAULISTA (CAMPUS ANCHIETA E CHÁCARA SANTO ANTONIO); CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELAS ARTES; SEMASA. Pretendemos envolver a USCS como extensão na execução, uso e manutenção do equipamento.
Forma de contratação:
TRABALHO VOLUNTÁRIO
Contratante:
SEM CONTRATAÇÃO
Família beneficiadas:
POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ
Recurso de programa público:
Não
Financiamento privado:
Não
Renda familiar:
1 salário mínimo e salários mínimos
Organização coletiva das famílias:
Não
Reconheçem lideranças locais:
Sim
Fazem assembléia:
Não
FASES E AÇÕES
FASE PROCESSO SIM NÃO PARCIAL SEM DADOS NÃO SE APLICA
MOBILIZAR A maioria das famílias se mobilizou? X
Houve apoio de movimento de moradia para a mobilização ou associação? X
Houve apoio da assessoria técnica para a mobilização? X
VIABILIZAR As famílias participaram do processo dos estudos iniciais do projeto? X
E nas reuniões com o poder público? X
PROJETAR O projeto final foi realizado de forma participativa com as famílias? X
A linguagem do projeto era de fácil compressão? X
CONSTRUIR As famílias participaram do período de construção? X
Foi autogestão? X
HABITAR Com a conquista da moradia ou outra obra a qualidade de vida melhorou? X

GRUPO EDITORIAL: