Assessorias Técnicas

O levantamento de dados sobre as Assessorias Técnicas de Habitação de Interesse Social (ATHIS) tem como recorte espacial a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

Esse trabalho foi possível mediante a parceria de fomento do Conselho de Arquitetos e Urbanistas de São Paulo (CAU/SP) por meio do edital de chamamento público n° 002/2018, processo administrativo n° 021/2018, sendo realizado pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos (CGGDH) com apoio do Entre:FAUs, do Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento de São Paulo (IAB/SP) e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU/MACK).

São consideradas para este levantamento de ATHIS as entidades que prestam serviço técnico – nas áreas de Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Assistência Social, Direito, Geografia e/ou outras áreas relacionadas – junto à população de baixa renda na elaboração e/ou execução de projetos de regularização física, fundiária e de Habitação de Interesse Social. Entende-se, para esse estudo, que a assessoria prestada por essas entidades considera a participação popular no processo de elaboração e na realização dos projetos e construção, pois o envolvimento da população nas diferentes etapas de tomadas de decisões é indispensável.

Diversos são os campos de atuação das Assessorias Técnicas, a saber:

  • Capacitação para a organização e participação comunitária;
  • Plano de urbanização;
  • Projeto e/ou construção de infraestrutura urbana e equipamentos públicos;
  • Regularização fundiária;
  • Construção de novas unidades habitacionais;
  • Reforma ou ampliação de imóveis existentes;
  • Capacitação de mão de obra e desenvolvimento de técnicas e ferramentas que possibilitem a participação da população carente na construção dos novos territórios.

As Assessorias Técnicas podem ser organizadas no formato de escritórios, profissionais autônomos, organizações não-governamentais (ONGs), cooperativas ou associações. A assessoria técnica ainda pode ser prestada por prefeituras ou outras esferas de governo, incorporada em suas políticas públicas.

 

Se você trabalha em uma Assessoria Técnica que não está listada aqui, por favor, entre em contato e nos ajude a divulgar seu trabalho!