União dos Movimentos de Moradia de São Paulo (Assessoria Interna)

OBJETIVOS 
A União dos Movimentos de Moradia têm como princípios a construção de movimentos populares de base, com democracia interna, organização horizontal e autonomia, na defesa do direito à moradia e à cidade, de políticas públicas com participação popular e da autogestão como ferramenta de construção de cidadania.
 

FORMAS DE ATUAÇÃO 

-organização, articulação e fortalecimento dos movimentos de moradia;
-mobilizar os Movimentos para pressionar os órgãos Públicos para programas habitacionais;
-aprofundar as relações com as diversas esferas de governo, participando das instâncias institucionais de controle social, apresentando propostas e negociando alternativas
-aprofundar as relações com entidades do campo popular e redes locais de luta pelo Direito a Cidade;
-capacitação continuada para os participantes;

 
HISTÓRICO 
A UMM foi fundada em 1987 com o objetivo de articular e mobilizar os movimentos de moradia, lutar pelo direito à moradia, por reforma urbana e autogestão e assim resgatar a esperança do povo rumo a uma sociedade sem exclusão social. É uma articulação de movimentos que atuam em favelas, cortiços, sem-teto, mutirões ocupações e loteamentos.
Trabalha-se com grupos de base local, que se articulam regionalmente ou em nível municipal e se fazem representar nas instâncias estadual e nacional do movimento.
Sempre defendendo a proposta autogestionária, o direito à moradia e à cidade e a participação popular nas políticas públicas, a UMM organiza-se em torno desses princípios comuns que se traduzem em reivindicações, lutas concretas e propostas dirigidas ao poder público nas três esferas de governo. Nesse sentido, tem enfrentado as diferentes gestões, ao longo desse tempo, buscando a negociação e a ação propositiva, sem deixar de lado as ferramentas de luta e pressão do movimento popular.

Online

site

facebook

GRUPO EDITORIAL: