Residencial Cambridge

A experiência se voltou à elaboração de projetos necessários para seleção, já havia um projeto básico da Cohab. Peabiru executou estes trabalhos para atender a seleção. Houve um trabalho de mobilização das famílias, trabalho social. A obra está sendo executada pela construtora Integra.
Histórico do local do projeto:
O edifício se encontrava abandonado por 10 anos, foi ocupado pelo MSTC em 2012, por 170 famílias, e em 2015 houve aprovação da destinação do edifício para Habitação de Interesse Social. Se inicia a articulação de viabilidade com a COHAB, e em seguida a participação da Peabiru. A doação só se concretiza em 2016. Em 2017 é selecionado pelo programa público MCMV-E, tendo a obra iniciada no final de 2018.
Principais resultados:
Obra em andamento, organização das famílias, consolidação das moradias permanentes. Gerou grande visibilidade ao movimento pelo que ele tem capacidade de fazer, legitima a luta e a capacidade organizativa. A conquista desse projeto teve uma grande importância para os movimentos, por demonstrar o vazio e imóveis ociosos, também pela localização.
Dificuldades enfrentadas:
Recursos escassos, limites do programa como burocracia orçamentária, enrijecimento de regras para um modelo de construção diferente do realizado; marco temporal determinado no programa do ponto de vista do trabalho social fora da realidade, sem previsão orçamentária.
Entidade responsável: 
Movimento dos Sem-Teto do Centro (MSTC) – Frente de Luta por Moradia (FLM)
Autor(es) do projeto: 
Projeto Básico, realizado por COHAB. Projeto Executivo, trabalho social e fiscalização de obra, realizado por Peabiru TCA.
Data de início do projeto: 
2015
Data de término do projeto: 
2021 (previsão)
Agentes envolvidos no projeto: 
Movimento social, associação de moradores, órgão público, etc.
Contratante:
Caixa Econômica Federal
Família beneficiadas:
121
Recurso de programa público:
Sim. Minha Casa, Minha Vida – Entidades
Financiamento privado:
Sim. Contrapartida das famílias para viabilização.
Renda familiar:
2 salários mínimos
Organização coletiva das famílias:
Sim, por meio do Movimento dos Sem-Teto do Centro (MSTC) – Frente de Luta por Moradia (FLM)
Reconheçem lideranças locais:
Sim. Carmen.
Fazem assembléia:
Sim. Realizam assembléias mensalmente.

GRUPO EDITORIAL: