Projeto Revitalização Praça Kantuta

A equipe da ATICO Humanizar atuou na elaboração participativa de um Projeto Arquitetônico para a construção e reforma dos elementos construídos da Praça Kantuta, a servir como base para o processo de revitalização e adequação como espaço público de uso coletivo. O trabalho considerou a orientação à construção, a humanização para o projeto de reforma, e envolveu levantamento histórico e existente das condições do local e do entorno. Ainda, buscou conhecer os usuários, suas necessidades e preferências em relação à praça, com o envolvimento da comunidade através da aplicação de cerca de 400 questionários e de reuniões com uso de técnicas participativas para a elaboração e entrega de projeto executivo e orçamento. Tais informações permitiram o desenvolvimento do Projeto Arquitetônico, de forma a atender a comunidade como um todo, desde o levantamento inicial, passando por estudos preliminares, até o desenvolvimento de projeto pré-executivo acompanhado de orçamento. Este trabalho foi documentado e apresentado à comunidade do Pari/Canindé, através da REDE, coletivo local responsável pela viabilização desse empreendimento.
Histórico do local do projeto:
A Praça Kantuta é um espaço público de importância no bairro, uma vez que abrange uma grande parte da comunidade local e também é sede de uma feira gastronômica e cultural da cultura boliviana aos domingos, a Feira da Kantuta. Atualmente, a praça se encontra em condições de vulnerabilidade e má conservação de seus equipamentos e espaço físico, com pouca iluminação noturna, mau cheiro, equipamentos deteriorados como playground e quadras, mesmo que em uso, e a presença de moradores de rua. Portanto, um projeto de revitalização se faz necessário para que a sua função como espaço público possa ser desempenhada de forma a acolher melhor a comunidade do Pari/Canindé.
Principais resultados:
Projeto executivo de Arquitetura e Paisagismo, Memorial Descritivo e Planilha Orçamentária para a obra de revitalização da Praça Kantuta. 
Dificuldades enfrentadas:
Interlocução com o Poder Público, especificamente a Prefeitura Regional da Moóca. 
Entidade responsável: 
IFSP – ÁTICO – Equipe Humanizar.
Data de início do projeto: 
2018
Data de término do projeto: 
2018
Agentes envolvidos no projeto: 
Grupo de Extensão.
Família beneficiadas:
Indefinido. 
Recurso de programa público:
Programa de Bolsa Discente – Modalidade Extensão para alunos do Campus São Paulo do IFSP
Financiamento privado:
Não.
Renda familiar:
Indefinido.
Organização coletiva das famílias:
Sim. Coletivo de entidades, denominado ECOPACTO, com representantes da Unidade Básica de Saúde do Pari, vizinha à praça, a Associação Feira Kantuta, que promove no local a Feira Boliviana aos domingos, e o Coletivo “Sí, Yo Puedo”; além de moradores da região, como o do Conjunto Olarias e a da Vila Santo Antônio do Canindé.
Reconheçem lideranças locais:
Sim. Tiquinho (do Conjunto Olarias), Andréa (da UBS Pari), Luis Chilman (da Associação Feira da Kantuta)
Fazem assembléia:
Não.

GRUPO EDITORIAL: