Pedagogia da autoconstrução
O projeto consiste em pesquisas e levantamentos de habitações que foram autoconstruídas.
Principais resultados:
Manual de levantamentos de autoconstrução.
Dificuldades enfrentadas:
Linguagem de um manual acessível para moradores e profissionais.
Entidade responsável:
Professor Caio Santo Amore e estudante de graduação Igor Gomes.
Data de início do projeto:
2017- 2ª semestre
Data de término do projeto:
Indefinido.
Agentes envolvidos no projeto:
FAU USP e Escola Municipal de Construção Civil de Taboão da Serra.
Família beneficiadas:
Indefinido.
Recurso de programa público:
Sim. Programa de bolsas
Financiamento privado:
Não.
Renda familiar:
Não se aplica.
Organização coletiva das famílias:
Não se aplica.
Reconhecem lideranças locais:
Não se aplica.
FASES E AÇÕES | ||||||
FASE | PROCESSO | SIM | NÃO | PARCIAL | SEM DADOS | NÃO SE APLICA |
MOBILIZAR | A maioria das famílias se mobilizou? | X | ||||
Houve apoio de movimento de moradia para a mobilização ou associação? | X | |||||
Houve apoio da assessoria técnica para a mobilização? | X | |||||
VIABILIZAR | As famílias participaram do processo dos estudos iniciais do projeto? | X | ||||
E nas reuniões com o poder público? | X | |||||
PROJETAR | O projeto final foi realizado de forma participativa com as famílias? | X | ||||
A linguagem do projeto era de fácil compressão? | X | |||||
CONSTRUIR | As famílias participaram do período de construção? | X | ||||
Foi autogestão? | X | |||||
HABITAR | Com a conquista da moradia ou outra obra a qualidade de vida melhorou? | X |