Laboratório de Gestão de Riscos (LabGRIS)

Universidade Federal do ABC
OBJETIVOS 
O Laboratório de Gestão de Riscos tem por objetivo realizar pesquisas e projetos aplicados nessa temática. Conta com a participação de docentes da UFABC, pesquisadores externos, discentes de graduação e pós-graduação

FORMAS DE ATUAÇÃO 

O Laboratório desenvolve pesquisas em: 1. Construção Social do Risco; 2. Metodologias para avaliação e quantificação de riscos quantificação de riscos com diferentes escalas e objetivos; 3. Cartografia de riscos: elaboração de mapas de processos/ameaças naturais e socionaturais, suscetibilidade do meio físico, aptidão à urbanização, vulnerabilidade e riscos, aplicáveis a processos de planejamento territorial e urbano e à tomada de decisões na gestão de riscos.

HISTÓRICO 

A equipe da UFABC por meio de Termos de Cooperação com o Ministério das Cidades elaborou as Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização para os municípios de São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra (2014-2015) e Itapevi, Itapecerica da Serra, Caieiras e Santana de Parnaíba, (2016-2018), atendendo assim à Lei 12.608/12 (Política Nacional de Proteção e Defesa Civil); e por meio de Convênio com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC elaborou as CGAU dos municípios de Santo André e Ribeirão Pires (2015-2016).

Online

site

facebook

 

GRUPO EDITORIAL: