Horta e Arte Comunitárias – Promoção e Plantio de culturas na E. E. Dogival Barros Gomes
Implementação de uma horta comunitária em uma escola pública. Faz parte do projeto discutir questão agrária e agroecologia utilizando uma abordagem interdisciplinar. Outro ponto central é a promoção de espaços de convívio e trocas culturais por meio de oficinas, cine-debates e saraus. O fortalecimento da comunidade escolar e da educação pública foram o pano de fundo do projeto.
Histórico do local do projeto:
Escola Estadual em bairro de periferia. Em 2018, começamos a realizar um Projeto PUB (Programa Unificado de Bolsas da USP) na escola E.E. Dogival Barros Gomes Professor, localizada na Vila Missionária, no Morro de São Carlos (Zona Sul) em São Paulo. Em 2018, começamos a realizar um Projeto PUB (Programa Unificado de Bolsas da USP) na escola E.E. Dogival Barros Gomes Professor, localizada na Vila Missionária, no Morro de São Carlos (Zona Sul) em São Paulo. Realizamos atividades práticas e teóricas dentro e fora da sala de aula ano passado, com base em conhecimentos e saberes Agroecológicos, como implementação de composteiras de chão e composteiras fechadas (em baldes), uma horta cercada e entre outras atividades de cunho mais social, cultural e reflexivo, como Saraus artísticos com música, teatro, poesias e oficinas variadas, como por exemplo oficinas de pintura com tintas de terra, além da exibição de documentários e reflexões sobre soberania alimentar e Reforma Agrária, sempre chamando atenção e nos atentando à abordagem na questão Preta, LGBT e das Mulheres/Feminismo, tentando sempre nos aproximarmos do cotidiano vivente dos alunos. Com os bolsistas do projeto, conjuntamente com outros participantes do GT de Agroecologia, esse ano estamos fazendo numa outra lógica, ficamos na área da horta em certos dias da semana nos períodos da manhã e tarde para contemplar alunos dos períodos matutino (manhã) e vespertino (tarde) e noturno. Ficamos abertos à dúvidas e sugestões de todas as formas, inclusive de atividades práticas em torno do projeto, conjuntamente com alunos, funcionários, professores e coordenação/diretoria da instituição.
Principais resultados:
Construção da horta comunitária; envolvimento coletivo (alunos, famílias e professores) com o projeto; troca de saberes e técnicas da agroecologia; realização de atividades artísticas e culturais. Implementação da horta – fomento à agroecologia; troca de conhecimento; produção de alimentos e temperos. Espaços Culturais – promoção da arte local e fortalecimento da comunidade.
Dificuldades enfrentadas:
Organização e logística, em especial no que tange ao transporte e aos materiais. Tivemos dificuldade inicial em trabalhar com grupos muito grandes, o que foi resolvido com uma reorganização das atividades e seleção em grupos menores. Principalmente organizacional – selecionar e mobilizar o grupo de estudantes; adequar o tamanho do grupo e a forma de trabalho.
Autor(es) do projeto:
Grupo de Trabalho em Agroecologia – GT Agroecologia (Geografia USP)
Data de início do projeto:
2018
Data de término do projeto:
atualidade
Agentes envolvidos no projeto:
Alunos, famílias e professores. Grupo de trabalho e comunidade escolas. Projeto PUB
Família beneficiadas:
20 – 50
Recurso de programa público:
Sim. Programa Unificado de Bolsas – PUB
Financiamento privado:
Não.
Renda familiar:
R$ 2500,00. 1 a 2 SM
Organização coletiva das famílias:
Sim. A organização se deu nos espaços da Escola Estadual Dogival Barros Gomes, sem associação formal.
FASES E AÇÕES | ||||||
FASE | PROCESSO | SIM | NÃO | PARCIAL | SEM DADOS | NÃO SE APLICA |
MOBILIZAR | A maioria das famílias se mobilizou? | X | ||||
Houve apoio de movimento de moradia para a mobilização ou associação? | X | |||||
Houve apoio da assessoria técnica para a mobilização? | X | |||||
VIABILIZAR | As famílias participaram do processo dos estudos iniciais do projeto? | X | ||||
E nas reuniões com o poder público? | X | |||||
PROJETAR | O projeto final foi realizado de forma participativa com as famílias? | X | ||||
A linguagem do projeto era de fácil compressão? | X | |||||
CONSTRUIR | As famílias participaram do período de construção? | X | ||||
Foi autogestão? | X | |||||
HABITAR | Com a conquista da moradia ou outra obra a qualidade de vida melhorou? | X |