GT UNAS

A experiência surgiu da demanda da reforma de um dos Centros da Criança e do Adolescente (CCA) gerido pela UNAS, o CCA Parceiros, visto que os coordenadores tinham a ideia de estender uma laje e aumentar o refeitório. Sabendo dessa necessidade um ex-membro do Mosaico indicou o escritório modelo para elaboração conjunta desse projeto, porém a dificuldade na comunicação entre as partes teve como consequência uma obra concluída sem contato com o Mosaico e desconsiderando o trabalho que havia sido desenvolvido pelo mesmo. A partir disso o EMAU se propôs a desenvolver (mantendo esse escopo atualmente) atividades que despertem a sensibilidade das crianças de outros CCA’s (dentre os geridos pela UNAS) para com o espaço público e com a arquitetura, levantamentos de necessidades para elaboração de projetos dos mesmos e atividades internas de resgate da história e memória do bairro e da associação.
Histórico do local do projeto:
Heliópolis é uma das maiores favelas de São Paulo. Sua ocupação inicial data da década de 40 e ao longo dos anos foi estimulada pelo poder público, principalmente na decorrência de remoção de outras favelas próximas por volta dos anos 70. Com o passar dos anos o local atrai pessoas e experiências habitacionais, nem sempre de sucesso, por parte do poder público. Na década de 70 nasce a União dos Núcleos e Associações de moradores de Heliópolis e região (UNAS), com o intuito de reivindicar a questão habitacional e outros direitos em prol do moradores do bairro. Hoje a associação é um dos grupos que atua na favela e compreende a coordenação de diversos equipamentos de educação, saúde, lazer e etc.
Principais resultados:
Projetos para os CCAs propostos. Entendimento da favela e do olhar da criança para esse espaço urbano e para o CCA. Mapeamento básico de todos os CCA’s geridos pela UNAS. 2 produtos audiovisuais a respeito do processo de trabalho desenvolvido. Dois artigos publicados em congressos de arquitetura. Levantamento histórico de Heliópolis e da UNAS.
Dificuldades enfrentadas:
Comunicação com os agentes envolvidos. Tempos diferentes entre a necessidade e a universidade.
Entidade responsável: 
Mosaico EMAU – GT UNAS 
Data de início do projeto: 
2016
Data de término do projeto: 
2019
Agentes envolvidos no projeto: 
Grupo de Extensão. 
Família beneficiadas:
50.
Recurso de programa público:
Não. 
Financiamento privado:
Não. 
Renda familiar:
De 1 a 3 salários mínimos. 
Organização coletiva das famílias:
Sim. Os CCA’s são geridos por uma das associações de Heliópolis, a UNAS.
Reconheçem lideranças locais:
Sim. Reconhecem a UNAS. 

GRUPO EDITORIAL: