GT Fábrica de Restauro
A experiência em curso se deu através de uma parceria com o Laboratório Fábrica de Restauro, que busca criar coletivamente ferramentas para manter e valorar popularmente o patrimônio material e imaterial do local. Assim o mosaico busca entender as dinâmicas locais do bairro, inicialmente através do Museu da pessoa comum do Bixiga (mumbi) e de uma proposta para melhoramentos do espaço e depois através de atividades com os equipamentos do bairro para entender a relação das pessoas com o patrimônio.
Histórico do local do projeto:
O projeto está inserido no bairro do Bixiga, que contém fortes características não só da cultura italiana, mas também de diversos outros trabalhadores marginalizados na busca de moradia próxima ao trabalho. Hoje o local se destaca pela cultura italiana através de cantinas e festas tradicionais, pelos equipamentos culturais e pelo seu histórico na formação da cidade.
Principais resultados:
Estudo preliminar de reformas básicas iniciais para o mumbi, orçamento inicial da reforma, cartografia dos equipamentos e dinâmica de entendimento popular de patrimônio.
Dificuldades enfrentadas:
Desencontro de ideias com os responsáveis pelo mumbi.
Entidade responsável:
Mosaico e Laboratório Fábrica de Restauro.
Data de início do projeto:
2018
Data de término do projeto:
2019
Agentes envolvidos no projeto:
Indefinido
Família beneficiadas:
Inúmeras
Recurso de programa público:
Não.
Financiamento privado:
Não.
Renda familiar:
0 a 3 salários mínimos.
Organização coletiva das famílias:
Não
Reconhecem lideranças locais:
Indefinido.
Fazem assembléia:
Não