Estratégias e ATHIS: Comviva Arquitetura e Urbanismo via convênio com Universidade Presbiteriana Mackenzie

Universidade Presbiteriana Mackenzie
 
OBJETIVOS 
O curso tem não apenas o objetivo de aprofundamento teórico e prático, mas também de formação profissional e cidadã, um modo de contribuir com a realidade dura de muitas pessoas e ao mesmo tempo atribuir uma renovação nos conhecimentos científicos consagrados. É voltado para profissionais com interesse em se especializar no tema e enxergam a ATHIS como uma opção real de trabalho.
FORMAS DE ATUAÇÃO 

O curso resgata estratégias de atuações e identifica metodologias de trabalhos em projetos de estreita relação entre técnicos e usuários em distintas modalidades – urbanização de favelas, conjuntos habitacionais por autogestão, autoconstrução assistida, melhorias habitacionais etc. O curso está estruturado em duas partes principais: 01- Políticas de provisão de Novas Moradias e Urbanização de favelas e 02- Assistência Técnica Habitacional de Interesse Social e a realidade da autoconstrução.

 

HISTÓRICO 

Caminhando para sua segunda edição é um curso ainda enxuto, com 32 horas aula, mas está em discussão ampliá-lo ou até mesmo transformá-lo numa residência universitária. O curso conta com um corpo docente composto por profissionais especializados em distintos temas como Urbanização de Favelas, Regularização Fundiária, Projeto de Melhorias Habitacionais, projetos autogestionados e Assistência técnica: Fabricia Zulin, Celso Aparecido Sampaio, Viviane Rubio , Rosane Tierno, Cláudia Coelho Bastos e Milton Nakamura. O curso é recente, teve início em outubro de 2018, é voltado para profissionais, acadêmicos e alunos da graduação interessados pelo tema da Habitação de Interesse Social e da Assistência Técnica Habitacional; pesquisadores e profissionais que atuam ou desejam atuar nesta área. Enquanto aproximação ao território e comunidade foco para futuras atuações, o curso inclui um dia de visita técnica e aproximação a experiências em andamento e outras concluídas.
 

GRUPO EDITORIAL: