Difusão e capacitação em autogestão na habitação

O projeto “Fortalecimento e Difusão da Autogestão Habitacional e do Direito à Cidade” visa à capacitação de novas lideranças, a defesa da proposta frente à sociedade e aos órgãos públicos, o aprimoramento do processo de gestão coletiva e o fortalecimento das assessorias técnicas que apoiam os processos das entidades populares.
O projeto já tem duração de 7 anos e abrange os Estados filiados à União Nacional por Moradia Popular que têm atuado dentro do marco conceitual da autogestão.
O projeto está desenvolvido em cinco eixos: 1 O projeto está compreendido em quatro eixos: 1. Campanha em Defesa da proposta Autogestionária; 2. Apoio à incidência política (advocacy); 3 – Fortalecimento da gestão coletiva; 4. Assessoria técnica na autogestão e 5. Estudo e Capacitação sobre Direito à Cidade
Histórico do local do projeto:
A UNMP iniciou sua articulação em 1989 e consolidou-se a partir do processo de coletas de assinaturas para o primeiro Projeto de Lei de Iniciativa Popular que criou o Sistema, o Fundo e o Conselho Nacional por Moradia Popular no Brasil (Lei 11.124/05). Sua atuação se dá nas áreas de favelas, cortiços, sem-teto, mutirões, ocupações, áreas em situação de vulnerabilidade, assentamentos precários e loteamentos.
Hoje a UNMP está presente em todas regiões do Brasil, Sul, Norte, Nordeste, Centro-oeste e Sudeste, organizada em 15 Estados e em processo de organização em mais 5 Estados, tendo como forma de organização a influência da metodologia das Comunidades Eclesiais de Base, as CEB’s, de onde se originam grande parte de suas lideranças. Trabalhando a partir dos grupos de base nas regiões metropolitanas e se articulando regionalmente nos principais pólos dos estados que estão presentes na coordenação nacional da entidade. Os estados são representados na instância nacional.
Sempre defendendo a proposta autogestionária, o direito à moradia e à cidade e a participação popular nas políticas públicas e radicalmente contra os despejos, a UNMP organiza-se em torno desses princípios comuns que se traduzem em reivindicações, lutas concretas e propostas dirigidas ao poder público nas três esferas de governo. Nesse sentido, tem enfrentado as diferentes gestões, ao longo desse tempo, buscando a negociação e a ação propositiva, sem deixar de lado as ferramentas de luta e pressão do movimento popular.
A UNMP é filiada à Central de Movimentos Populares, ao Fórum Nacional da Reforma Urbana e à Coordenação dos Movimentos Sociais. Em nível internacional, é filiada à Secretaria Latino-Americana de la Vivienda Popular e à Coalizão Internacional do Habitat.
Principais resultados:
Novos grupos capacitados e organizados para a apresentação de propostas em autogestão; monitoramento do programa MCMV Entidades; elaboração de propostas para aperfeiçoamento do programa
Dificuldades enfrentadas:
Instabilidade das políticas públicas de habitação; retrocessos nos investimentos públicos em habitação
Autor(es) do projeto: 
União dos Movimentos de Moradia de São Paulo – União Nacional por Moradia Popular
Data de início do projeto: 
2013
Data de término do projeto: 
2020
Contratante:
ONG internacional, convenio com moimento popular
Família beneficiadas:
Cerca de 10 mil famílias
Financiamento privado:
Fundação Ford
Renda familiar:
1 salário mínimo
Organização coletiva das famílias:
Sim. Associações e movimentos locais, bem como articulações estaduais
Reconheçem lideranças locais:
Sim. Em cada local, identificamos lideranças locais
Fazem assembléia:
O projeto realiza atividades de capacitação com lideranças locais.

GRUPO EDITORIAL: