Coletivo Caetés

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

OBJETIVOS 
– Promover a aproximação da teoria e prática;
– Fortalecer a luta pelo acesso à terra e reforma agrária, buscando alternativas à produção e exploração capitalistas;
– Buscar formas de desenvolver o projeto que permitam sua autossuficiência e continuidade após o afastamento do coletivo;
– Defrontar o caráter excludente e mercadológico da arquitetura, urbanismo e paisagismo;
– Compreender o processo produtivo, da concepção à execução do projeto, utilizando o trabalho não alienado para emancipação.

FORMAS DE ATUAÇÃO 

– Respeito e incentivo à autonomia dos grupos com os quais trabalhamos;
– Construção coletiva de projetos através de processos participativos em suas diversas etapas;
– Organização autogerida;
– Formação política, teórica e prática dos membros e interessados;
– Articulação com grupos organizados que partilham objetivos em comum.

HISTÓRICO 

O Caetés é um coletivo de estudantes de graduação, em sua maior parte do curso de Arquitetura e Urbanismo, formado no primeiro semestre de 2016 na FAUUSP. O grupo começou a se constituir em uma roda de conversa sobre Escritórios Modelo durante o segundo semestre de 2015, atividade envolvendo estritórios modelo, coletivos estudantis e acessorias técnicas. Consolidou-se como coletivo no primeiro semestre de 2016, no decorrer da Greve na Universidade de São Paulo, como resultado da união de estudantes com interesse comum em atuar diretamente com a sociedade e que compreendem a necessidade de retorno a ela do investimento público aplicado na formação de profissionais em uma universidade pública. Dessa forma, o coletivo busca funcionar como uma ponte entre sociedade civil e universidade. Entre os anos de 2016 e 2017, o coletivo atuou no projeto e execução do campo de futebol Dr. Sócrates Brasileiro, na Escola Nacional Florestan Fernandes, núcleo federal do MST em Guararema.

Online

facebook

 

GRUPO EDITORIAL: