Construção do Complexo Esportivo Dr. Sócrates Brasileiro:
Canteiro-Escola na formação de trabalhadores da construção civil na Escola Nacional Florestan Fernandes, Guararema-SP

Construção do Complexo Esportivo Dr. Sócrates Brasileiro: Canteiro-Escola na formação de trabalhadores da construção civil na Escola Nacional Florestan Fernandes, Guararema-SP
Histórico do local do projeto:
A Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), localizada em Guararema/SP, atua no sentido de promover a formação política dentro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a partir de uma perspectiva do trabalho como dimensão pedagógica permanente, não alienante e emancipatória. Segundo Barros (2012), “a Escola se constitui como espécie de ‘território livre’, onde o modo capitalista de produção e suas formas de reprodução pelo trabalho alienado podem ser questionadas, retrabalhadas e, principalmente, negadas pela prática”. A construção da escola foi iniciada em 2000 e realizada por 1115 militantes voluntários, tendo sido o projeto conceitual e arquitetônico das edificações de autoria da arquiteta Lilian Avivia Lubochinski.
Principais resultados:
Canteiro-escola, curso de construção, abrangendo oficinas de desenho e projeto, discussões sobre a construção civil e práticas de diferentes métodos construtivos, realizado de forma participativa e horizontal; construção (ao longo do processo do curso) e inauguração da arquibancadas e do campo; consolidação de um projeto para o Memorial Dr. Sócrates Brasileiro pensado a partir de uma concepção de arquitetura democrática, que permitirá uma apropriação coletiva do espaço e das instalações, com a realização da segunda fase do curso de construção.
Dificuldades enfrentadas:
Enfrentamento da lógica tradicional do canteiro, assim como da relação “desenho – prática construtiva”, que consolidou-se em sua forma hierárquica dentro do modo de produção capitalista; tentativa de emprego de técnicas e materiais voltados à matriz agroecológica.
Entidade responsável: 
Coletivo Caetés 
Data de início do projeto: 
2016
Data de término do projeto: 
2019
Recurso de programa público:
Sim. Programa Unificado de Bolsas (PUB – USP)

GRUPO EDITORIAL: