Canhema II
O Projeto de Assistência Técnica consistiu no atendimento às famílias, proprietárias dos lotes, na elaboração das tipologias habitacionais que foram trabalhadas e adaptadas junto à cada família durante a etapa de Estudo Preliminar e, em seguida, os projetos executivos e legais foram realizados oferecendo às famílias orientação técnica para a realização das obras. Este trabalho iniciou-se em novembro de 2013 e, entre agosto de 2015 e novembro de 2016, contou com o apoio do Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) que, através da Lei 11.888 publicou um edital direcionado à projetos de Assistência Técnica Habitacional de Interesse Social. Cada proprietário contratou diretamente a mão de obra e realizou a compra dos materiais, ou seja, foram os próprios gestores de suas obras. Enquanto equipe técnica, buscou-se levar o conhecimento dentro desta lógica natural, aceitando o desafio de acompanhar diversas obras simultaneamente, cada qual com sua mão de obra e cronograma de execução equivalente à capacidade financeira de cada proprietário. Considera-se, portanto, uma atuação pioneira no sentido de oferecer assistência num processo regular de construção, porém, dentro da lógica da autoconstrução, tão presente nos bairros periféricos de todo Brasil.
Histórico do local do projeto:
O Canhema II é um loteamento habitacional, composto por 98 lotes, localizado na cidade de Diadema, região metropolitana de São Paulo, formado por um grupo, parte da Associação Oeste de Diadema, uma entidade existente desde 1996, que atua diretamente no âmbito da moradia para população de baixa renda como alternativa àqueles que não conseguem obter atendimento através das prefeituras. O terreno, onde atualmente está implantado o loteamento, foi adquirido pela Associação Oeste e se localiza em um bairro bastante central na cidade de Diadema, com fácil acesso ao transporte público e à oferta de infraestrutura para a vida cotidiana, como estabelecimentos comerciais, escolas, postos de saúde, etc.
Principais resultados:
No caso do Canhema II, entende-se que a contribuição deste trabalho permeou outros valores, mais além da estética. A contribuição técnica está no desenvolvimento de projetos que buscaram soluções que otimizassem o uso dos espaços; que possibilitassem abrigar diferentes formações familiares de acordo com as necessidades de cada uma; o atendimento à legislação garantindo a construção de casa regulares e previamente aprovadas pela Prefeitura Municipal; a conscientização dos moradores da importância de construções bem iluminadas e ventiladas; a orientação durante as obras para que as estruturas fossem bem executadas; o contato direto com a mão de obra e a capacitação desses profissionais, gradualmente, ao longo do tempo e entre outros fatores, a conscientização das famílias, da importância do trabalho dos arquitetos e arquitetas.
Dificuldades enfrentadas:
Recursos escassos, processo descontínuo, mão de obra pouco qualificada.
Entidade responsável:
Escritório Habitar Arquitetas Associadas
Autor(es) do projeto:
Arquitetos (as) envolvidos no projeto: Renata Coradin, Fabricia Zulin, Alessandra Bedolini e Antônio Castelo Branco Teixeira Jr. / Engenheiro: José Armando Loures Vieira / Estagiários(as) e Colaboradores: Claudia Karina de Resende, Luana Mouro, João Rafael de Almeida Nascimento e Woody Hernandez Colombo.
Data de início do projeto:
2013
Data de término do projeto:
2017
Agentes envolvidos no projeto:
Associação de moradores – Associação Oeste de Diadema
Forma de contratação:
Direta via associação de moradores
Contratante:
Associação Oeste de Diadema
Família beneficiadas:
98 famílias
Recurso de programa público:
Não houve recurso de programa público, mas houve patrocínio através de edital para ATHIS do CAU/BR
Financiamento privado:
Não
Renda familiar:
Média de zero a 3 salários mínimos
.
Organização coletiva das famílias:
Associação de moradores – Associação Oeste de Diadema
Reconheçem lideranças locais:
Manuel Boni: Fundador da Associação Oeste e Dona Raquel: liderança do grupo Canhema II
Fazem assembléia:
Sim, quinzenalmente