Caminhos participativos para a gestão de riscos e desastres 

Este projeto contempla sete oficinas e atividades de campo vinculadas, tratando, cada uma delas, de diferente tema associado à gestão de riscos e desastres, no sentido de pesquisa-ação de técnicas e procedimentos metodológicos com foco em práticas colaborativas, aprendizagem social e coprodução de conhecimento. Tais ações têm por objetivo principal a validação e/ou construção de novos procedimentos metodológicos com tal enfoque para identificação, análise e espacialização de riscos ambientais urbanos, bem como para a proposição de medidas estruturais e não estruturais para sua redução. As oficinas deverão ser oferecidas a técnicos e gestores das prefeituras dos cinco municípios da Bacia do Juqueri (Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã, na Região Metropolitana de São Paulo). Suas atividades de campo deverão acontecer junto às comunidades moradoras em assentamentos precários com situações de risco. Poderão participar das ações discentes da UFABC, especialmente alunos de graduação em Engenharia Ambiental Urbana e do Bacharelado em Planejamento Territorial e de pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território e em Ciência e Tecnologia Ambiental.
Histórico do local do projeto:
O projeto contempla os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri – CIMBAJU – Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã. São municípios inseridos na mesma bacia hidrográfica que compartilham riscos e problemas socioambientais.
Principais resultados:
O projeto está em andamento.
Dificuldades enfrentadas:
Garantir a participação das comunidades e de técnicos de diferentes secretarias (Habitação, Meio Ambiente, Defesa Civil, Obras, entre outras) .
Entidade responsável: 
Laboratório de Gestão de Riscos – LabGRis
Data de início do projeto: 
2019
Data de término do projeto: 
2019 (atualmente)
Agentes envolvidos no projeto: 
Grupo de Extensão. 
Recurso de programa público:
Sim. Financiamento interno UFABC (PAAE 2019 – Edital ProEC 017/2018).
Financiamento privado:
Não.

GRUPO EDITORIAL: