Assessoria Técnica Boa Esperança

Escola da Cidade
 
 
OBJETIVOS 
– Ampliar a formação do estudante para enfrentamento dos problemas e demandas sociais prioritárias, em diálogo direto com grupos e movimentos organizados que buscam alternativas concretas para sua condição de moradia e de vida, pelo direito à cidade e seus serviços.
– Aproximar os estudantes dos processos auto gestionários de projetos nos quais a troca de saber entre a população e os técnicos contribua para construção de novas dinâmicas sociais e para atuações profissionais com qualidade de vida.
FORMAS DE ATUAÇÃO 

Aulas e debates sobre aspectos conceituais, históricos, institucionais e técnicos da luta pelo direito a moradia digna e a cidade; Elaboração de projeto participativo e material técnico direcionado, participação nas assembleias e reuniões nas instância de projeto, financiamento, aprovação, alternativas técnicas e de custos até a pós-ocupação; Reconhecimento e formulações propositivas nas dimensões urbanas, sociais, econômicas e ambientais, visando a integração das famílias e estruturação da vida no local.

HISTÓRICO 
A partir da participação de lideranças de movimentos organizados por moradia em disciplinas da EC, do estudo de conjuntos de autogestão e do interesse de aprofundamento dos estudantes, surgiu o contato direto com a Leste1. A demanda estabelecida foi por assessoria técnica na construção de um conjunto habitacional na Zona Leste. Após a conquista de terreno por edital da Cohab, em Novembro de 2016 se formou o grupo de estudantes e professores que, com apoio da assessoria técnica Ambiente, iniciou a elaboração de proposta de conjunto habitacional para 260 famílias em São Mateus. Após o constante contato com a Prefeitura e assembleias com a Leste 1 e as famílias selecionadas, a proposta foi entregue para a Cohab em Agosto de 2017. Hoje o projeto se encontra em analise. Nestes dois anos de atuação a assessoria atuou como grupo de extensão, formato não institucionalizado na EC. Em Janeiro de 2019 a Assessoria se inseriu na grade de disciplinas da Escola da Cidade e se deu o início da disciplina eletiva como espaço de trabalho para estudar o tema e executar o projeto.
 

Online

em construção

GRUPO EDITORIAL: