Grupos de extensão

O levantamento de Grupos de Extensão Universitária que tem atuação em ATHIS aqui publicado tem como recorte aqueles localizados nos municípios da Região Metropolitana São Paulo (RMSP). Esse levantamento foi possível mediante a parceria de fomento do Conselho de Arquitetos e Urbanistas de São Paulo – CAU/SP – por meio do edital de chamamento público n° 002/2018, processo administrativo n° 021/2018, sendo realizado pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos – CGGDH com apoio do Entre:FAUs, do Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento de São Paulo – IAB/SP e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Os Grupos de Extensão Universitária são aqueles formados por alunos e professores que trabalham junto à população de baixa renda em uma relação de troca entre o saber acadêmico e o saber popular. A extensão universitária é uma grande oportunidade para pôr em prática a teoria e a pesquisa desenvolvidas na universidade e preparar tecnicamente os estudantes para a atuação profissional. Ao mesmo tempo assegura a democratização do conhecimento acadêmico e ensina o papel social do profissional. Entende-se, portanto, que Ensino, Pesquisa e Extensão são práticas pedagógicas indissociáveis para a construção de um profissional completo.

Consideramos nesse levantamento todos os grupos de extensão da RMSP que abordam temas relacionados ao direito à cidade e ao acesso à moradia digna. Foram listados grupos com trabalho voluntário e aqueles com a oferta de bolsas ou outro tipo de apoio aos alunos participantes. Foram também incluídos na lista grupos de extensão que possuem ou não professor orientador, além daqueles que possuem essa atividade incluída no sistema de avaliação formal da universidade. Entende-se que a orientação de um professor e a avaliação do trabalho é muito importante na extensão universitária, porém acredita-se que todos os grupos levantados possuem experiências riquíssimas na formação do estudante.

Se você faz parte de um Grupo de Extensão em ATHIS que não está listado aqui, por favor entre em contato e nos ajude a divulgar seu trabalho!