Núcleo de Extensão Pesquisa-Ação e Cartografias Sociais

Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP
 
 
OBJETIVOS 
Construir uma leitura técnica e comunitária da dinâmica socioespacial de São José dos Campos, com foco na ampliação e estabelecimentos de espaços de discussão e proposição que promova a participação efetiva e representativa de grupos socialmente excluídos do processo decisório das Políticas Públicas de desenvolvimento socio-territorial, fomentando processos educativos interdisciplinares que articulem as três dimensões educacionais (ensino, pesquisa e extensão).
FORMAS DE ATUAÇÃO 

Dentre as estratégicas de ação está a realização de atividades conjuntas com os líderes e com a comunidade envolvida para a construção de cartografias sociais e de planos populares de desenvolvimento urbano. Para que num segundo momento, de maneira coletiva, sistematize a reflexão, de uma forma mais geral, frente aos dilemas da discussão urbana e, de uma forma pontual, faça a população refletir sobre os aspectos urbanos locais e os mecanismos de participação popular.

HISTÓRICO 
A pauta do direito à cidade, tem sido, há décadas, objeto de conflitos entre o poder público municipal de São José dos Campos e moradores de assentamentos precários. Derivado, em 2016, do evento sobre Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social – ATHIS, CAU-SP, e com apoio institucional da Universidade do Vale do Paraíba, retomou-se, com apoio da Defensoria Pública e pesquisadores do programa de Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba e do CELACC USP, a organização de um fórum de lideranças populares visando a participação na Conferência Municipal das Cidades que se realizou em julho de 2016. Para tanto, foi promovido e organizado entre pesquisadores das Universidades e Defensoria Pública três Jornadas de Discussão Urbana. Como resultante organizou-se o Fórum Popular do Plano Diretor, e formulou-se com apoio da Defensoria Pública, capítulos e artigos como substitutivo ao projeto de lei do Plano Diretor que ora tramita na câmara dos vereadores.
 

GRUPO EDITORIAL: