Projeto Adote Uma Casa

Histórico do local do projeto:
O projeto acontece em duas ZEIS (São José – Vitória / Vila Dom João Batista – Vila Velha), áreas que tiveram ocupação irregular no período de industrialização da Região Metropolitana de Vitória, e ambos localizados em áreas de mangue. Estas áreas sofrem com problemas de moradia, infraestrutura e fortes forte risco social.
Principais resultados:
O projeto possui importantes impactos positivos, seja nas melhorias propostas, seja na formação dos alunos envolvidos neste processo. Até aqui o projeto aconteceu de forma experimental, afim de aperfeiçoar a metodologia implementada e articular parcerias capazes de gerar orçamento anual. Em 2019 o projeto ampliará de forma consistente sua atuação abrindo seu escritório público, onde prestará assistência técnica não só de melhorias, mas de projeto, orientação em obras, assessoria na compra de materiais, dentre outros. A Prefeitura de Vitória passou em 2019 a oferecer às famílias beneficiadas do projeto toda sua rede de serviço social, como capacitação, assistência social e acesso a serviços básicos.
Dificuldades enfrentadas:
O formato do projeto é de viabilidade de melhorias com apoio de empresas e editais, não contando com nenhum recurso publico. Desse modo, ocorre necessidade de grande esforço e planejamento prévio.
Entidade responsável: 
NEP- Núcleo de Estudos e Práticas – UVV
Data de início do projeto: 
2015
Data de término do projeto: 
2019
Agentes envolvidos no projeto: 
Movimento social, associação de moradores, órgão público, etc.
Forma de contratação:
Contrato direto, edital, etc.
Contratante:
Poder público, movimento social, associação de moradores, entidade privada, etc.
Família beneficiadas:
07
Recurso de programa público:
Não
Financiamento privado:
Sim. FAPES – UNIVERSIDADE VILA VELHA
Renda familiar:
1 salário mínimo. 
Organização coletiva das famílias:
Não.
Reconheçem lideranças locais:
Sim. Lideres comunitários e outras lideranças como ONGS. 
Fazem assembléia:
Não. 

GRUPO EDITORIAL: