Co-Criança

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

OBJETIVOS 
O Co-Criança é um coletivo de mulheres que nasce com a missão de resgatar os espaços públicos degradados e transformá-los, junto com as crianças, moradoras de cada local. Desejamos que a cidade seja ocupada de forma consciênte pelas crianças das nossas comunidades, por adolescentes, jovens, adultos e idosos também! Trabalhamos com base em 5 pilares, que norteiam a nossa atuação: Educação Sócio-Ambiental, Diálogo, Cooperação, Autonomia e Liberdade.

FORMAS DE ATUAÇÃO 

Por meio de várias dinâmicas, implementadas a partir de 8 oficinas que sustentam o nosso Método, o Co-Criança mapeia e identifica as dores e as belezas das comunidades, a partir do olhar da criança. Em seguida reprojetar e ressignificamos os usos dos espaços públicos degradados que desejam ser transformados pelas crianças; e ideamos uma intervenção colaborativa, partindo dos recursos da própria comunidade e apoiadores. A criança é, assim, colocada como protagonista do seu próprio desenvolvimento

HISTÓRICO 

O Co-Criança nasceu a partir de um trabalho final de uma disciplina do departamento de projeto da FAU-USP, quando 6 estudantes se uniram para pensar em soluções urbanas para a comunidade apresentada pelos professores, o Jardim Elisa Maria. O intuito das estudantes sempre foi trabalhar abraçando a perspectiva da criança sobre a cidade, e foi assim que o trabalho que começaram se transformou em um grupo de extensão. A partir da consolidação do grupo, cada vez mais parceiros foram se aproximando da iniciativa de resgatar o protagonismo infantil na cidade, e principalmente na periferia, e hoje somos um Coletivo que está tentando espalhar o seu trabalho em outros cantos do Brasil. A nossa proposta é que os espaços públicos destinados à população sejam seguros para as crianças, que devem ter o direito de aprender brincando.

Online

facebook

instagram

 

GRUPO EDITORIAL: